VIII Encontro das Redes de Proteção

 

Caros amigos e amigas da caminhada junto aos migrantes e refugiados, é com alegria que encaminhamos o Relatório Final do VIII Encontro das Redes de Proteção. Nele estão indicados os principais momentos, atividades e documentos que foram gerados no decorrer do evento ou que lhe serviram de suporte (são os anexos). 

A linguagem presente no Relatório reflete, em grande medida, a fala de conferencistas e painelistas. Entretanto, isso nem sempre foi possível, de modo que também traz na terceira pessoa (ele ou ela) aquilo que foi captado pela equipe responsável por essa Memória.

Esperamos que este Relatório efetivamente demonstre o quanto de trabalho, partilha e construção coletiva ocorreu ao longo do VIII Encontro. Mas, principalmente, que ele sirva de suporte à continuidade de nossos esforços de articulação e manutenção da Rede de Proteção.

Fica o nosso agradecimento a cada um e cada uma dos/das participantes e o firme desejo de atender ao apelo de cuidar dos migrantes e refugiados.

O VIII Encontro foi realizado dias 23 e 24 de maio de 2012, em Brasília, e enfatizou a questão dos deslocamentos humanos por motivos ambientais e catástrofes naturais. Seu objetivo foi, a partir da experiência adquirida pelas entidades que atuam na atenção a pessoas deslocadas por motivos ambientais ou catástrofes naturais, favorecer a reflexão e estimular a incidência com atitudes e iniciativas que contribuam para reduzir a degradação do meio ambiente e para assegurar a defesa dos direitos das pessoas afetadas ou deslocadas em conseqüência de tais fenômenos.

O encontro, que contou com a participação de 43 entidades, de 23 Estados da Federação, com um total de 70 participantes, foi promovido pelo Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e Pastoral da Mobilidade Humana, da CNBB, e o apoio do Comitê Nacional para Refugiados (CONARE).

Confira o Relatório Final na íntegra.