Universidade Federal da Fronteira Sul oferece vagas em cursos de graduação para imigrantes haitianos. Campus Chapecó oferece curso preparatório para o certame

A Universidade Federal da Fronteira Sul divulgou em edital as etapas e demais informações sobre o Processo Seletivo Especial para Acesso à Educação Superior destinado a estudantes haitianos – PROHAITI. São disponibilizadas 47 vagas suplementares em cursos de Graduação, nos campi Chapecó, em Santa Catarina, e Laranjeiras do Sul e Realeza, no Paraná.

As vagas são para ingresso no primeiro semestre de 2017 e o período de inscrição inicia no dia 3 de janeiro e segue até 19 de janeiro, nos horários das 8h30 às 11h30 e das 14h às 16h30. O processo seletivo consta de uma prova de redação e de uma prova com vinte questões objetivas de múltipla escolha, com objetivo de testar os conhecimentos dos candidatos em Língua Portuguesa. A prova está marcada para o dia 12 de fevereiro, das 14h às 17h.

Para realizar a inscrição, o interessado deve apresentar, pessoalmente ou por meio de procurador, cópia dos seguintes documentos, acompanhada do original para conferência:

- Passaporte com visto vigente

- Cadastro de Pessoa Física - CPF

- Protocolo do RNE - Registro Nacional de Estrangeiro

- Comprovação quanto à conclusão do Ensino Médio - histórico escolar e

diploma/certificado de conclusão do nível de estudos equivalente ao Ensino Médio (2º Grau) brasileiro, emitidos pelo Governo da República do Haiti

- Requerimento de Inscrição (Anexos I, II e III do edital) preenchido e assinado

- Comprovante de residência atualizado (no máximo com 90 dias de emissão)

Cada candidato poderá escolher até duas opções de cursos de Graduação, no mesmo campus, a serem informadas no Requerimento de Inscrição (Anexos).

Leia os detalhes dos Edital nº 1005/UFFS/2016 e Edital nº 1030/UFFs/2016 , referente ao processo seletivo.

Locais para inscrição

Campus Chapecó

Rodovia SC 459, km 2, s/n (saída para Guatambú/SC), na Secretaria Acadêmica, Bloco B, sala 103.

Fones: (49) 2049-6420 ou 2049-6491.

Campus Laranjeiras do Sul

Rodovia BR 158, km 405, s/n, na Secretaria Acadêmica, Bloco A, sala 103.

Fone: (42) 3635-0040.

Campus Realeza

Avenida Edmundo Gaievski, nº 1000 (acesso pela Rodovia PR 182, Km 466), na Secretaria Acadêmica, Bloco A, sala 103.

Fone: (46) 3543-8300.

Campus Chapecó oferece curso preparatório para o PROHAITI

Cidadãos haitianos que farão a prova do PROHAITI, visando conquistar uma vaga nos cursos de graduação da UFFS – Campus Chapecó, poderão participar de um Curso Preparatório. Oferecido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) – Assessoria Linguística e Literária da UFFS, o curso acontecerá nos dias 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro, das 14h às 18h, no prédio da reitoria (Av. Fernando Machado, 126 E, Centro).

Serão 40 vagas e as inscrições podem ser feitas até o dia 29 ou enquanto houver vagas. Conforme uma das bolsistas que ministrarão o curso, Laura Fontana, farão parte dos conteúdos, interpretação e produção de textos, a partir dos modelos das provas anteriores do PROHAITI que priorizam o gênero textual informativo. “Instruiremos os participantes sobre a metodologia de resolução da prova. Também esclareceremos dúvidas relativas ao Edital nº 1005/UFFS/2016, que regulamenta a entrada dos estudantes haitianos”, ressalta ela.

Além de Laura, outras duas bolsistas atuarão: Adriane Kusy e Francine Mendes. Segundo Laura, o preparatório foi pensado devido à solicitação dos próprios estudantes haitianos no curso de extensão Português para Estrangeiros, ação permanente do PET.

A estudante, conhece um pouco da realidade dos haitianos em Chapecó já que atuou no curso de extensão e fez o TCC sobre o ensino do Português para estrangeiros, lembra que muitos dos possíveis alunos trabalham no período noturno nas agroindústrias. Por esse motivo, as aulas serão à tarde. “Atenderemos aos ex-alunos do curso permanente do PET de Português para Estrangeiros e também à comunidade externa. Como os estudantes haitianos não conhecem o modelo da prova, acreditamos que todos os inscritos no processo seletivo do PROHAITI, que tenham disponibilidade de horário, participarão das aulas”.

Para ela, as bolsistas, alunas do curso de Letras, têm muito a ganhar. É um “espaço para atuar na docência para um público crescente no Brasil, os imigrantes haitianos. As graduandas também ganham ao ensinar o português sob um novo olhar, como língua não materna”.

O tutor do PET – Assessoria Linguística e Literária da UFFS, professor Eric Duarte Ferreira, acredita que a ação aproxima a instituição das necessidades da comunidade haitiana. “Esse curso preparatório para a prova do PROHAITI é uma importante ação do PET - Assessoria Linguística e Literária da UFFS - Campus Chapecó, porque atende a uma demanda da comunidade externa que busca entrar em nossa universidade, por meio do PROHAITI.

A coordenação do Curso Preparatório será da professora de Letras da UFFS – Campus Chapecó, Morgana Fabiola Cambrussi. O contato para a inscrição pode ser feito pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

 

Retirado de: www.uffs.edu.br/index.php?site=uffs&option=com_content&view=article&id=9728 e www.uffs.edu.br/index.php?site=uffs&option=com_content&view=article&id=9768