Site oferece consulta sobre imigrantes que passaram pela Hospedaria do Brás, um dos maiores centros de recepção de imigrantes do Brasil

A antiga "Hospedaria de Imigrantes do Brás" foi um dos maiores centros de recepção de estrangeiros do Brasil. O local, que hoje abriga o Museu da Imigração, recebeu mais de dois milhões de pessoas entre 1887 e 1978.

Diversas nacionalidades estão representadas nos documentos que registram a entrada de imigrantes em São Paulo e estão disponíveis para consulta no site "Memória do Imigrante", mantido pelo Arquivo Público do Estado. É possível pesquisar pelo nome completo ou apenas por nome ou sobrenome.

Pessoas que desembarcaram no Porto de Santos, que deram entrada na Hospedaria de Imigrantes entre 1887 e 1978 ou que foram registradas nos órgãos de fiscalização de estrangeiros em São Paulo entre os anos de 1939 e 1984 foram registradas no acervo disponibilizado pelo Arquivo Público.

Os registros dos livros de matrícula da Hospedaria, desde 1887 até 1958, foram transcritos e catalogados. Também estão nesse banco de dados registros da antiga Hospedaria do Bom Retiro (predecessora da Hospedaria do Brás) entre 1882 e 1886.

 

 

Retirado de: saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia2.php?id=248980